Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

26 de nov. de 2016

Os 10 Tons da Faber Castell


Os lápis da Faber me acompanha desde pequeno tanto nos desenhos de grafite, como nos outros materiais. Já tinha feito uma postagem com as graduações que tinha, mas aí a Faber lança o lápis 8B para completar a coleção.
As graduações são: 2H, H, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B e 8B. E o ideal é trabalhar com cada um respeitando ao máximo o que cada um pode oferecer. O que quero dizer com isso é para treinar tonalidades, degradês, escalar de valores tonais. A princípio pegue uma folha e branco e desenho 10 quadros de 2 x 2cm, 5 em uma coluna e 5 em outra, com os lápis preencha cada quadro fazendo degradê, com pressão média e terá como resultado, uma tabela com as tonalidades que você tem em mãos. Pra facilitar escolher cada um é só usar um furador de papel, recordando um furo em cada quadro. Em seguida sobrepondo sobre a foto que irá desenhar e vai perceber qual tom de cinza precisa naquela area do papel. Com o tempo e prática, sua visão melhora e fazemos isso no automático, mas a grande maioria iniciante tem dificuldade, então limitando o ponto de visão dentro do papel furado, compreendemos melhor cada valor.
Esqueci de falar sobre o lápis 8B. Como eu esperava ele é bem semelhante a tonalidade do 6B, porém um pouco mais opaco. Mesmo sendo bem macio a ponta não é quebradiça, se disolve bem no papel, é bem agradável. A Faber tinha também o lápis F que era parecido com HB em tonalidade, porém mais duro. Tenho um antigo da linha 9000, mas não vi ainda da linha 1250. Enfim, esses lápis são os meus favoritos.

4 comentários:

  1. Muito interessante esta dica da tabela com furos para sobrepor, por isso estou sempre visitando seu blog! Valeu pela dica. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. uma coleção mesmo em, o 6b é ótimo para desenhar o 8b e a mesma tonalidade do 9b da mercur mas faber e faber, já viu essa marca acredito ser desconhecida http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-802984952-12-lapis-desenho-2h-h-hb-b-2b-3b-4b-5b-6b-8m-10b12b-_JM com tonalidades que nem sabia que existia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante! Pra mim também é novidade, achei que só existia até 9B... tô dizendo que é bom falar com quem conhece mais. Obrigado pela dica, vou pesquisar mais sobre eles.

      Excluir

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...