Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

17 de mai. de 2019

Arte Egípcia - Trabalho da Faculdade

Mais um trabalho feito para faculdade, o tema era Arte Egípcia, representação da figura humana com a "Lei da Frontalidade".
Mas o que é "Lei da Frontalidade"? É o que ficou convencionado pelos historiadores que estudaram sobre a Arte Egípcia e verificaram um padrão de reprodução da figura humana, onde cada parte do corpo era exposto em sua posição mais característica: cabeça de perfil e olho de frente, tronco de frente, braços, pernas e pés de perfil. Era um padrão estético a ser seguido por todos os artistas que reproduziram as imagens dos deuses e todas as classes sociais existentes no Egito. Brevemente é isso. Nao vou me atentar a colocar aqui toda a pesquisa que realizei, pois a faculdade se limita ao trabalho artístico.
Iniciei o esboço em uma um disco de isopor selado com caneta.
Depois passei para placa de isopor maior, onde fiz o desbaste com estilete e lixa de unha para acabamento.
E para dar o aspecto de pedra pintei com tinta guache.
Ao lado como sempre, meus filhos brincando com seus personagens do Egito.
Este foi o material e resultado final.
Aqui podemos ver duas formas de representação estilizadas uma antiga e uma contemporânea dos brinquedos.
Em cada período histórico os artistas seguiram cânones de proporção de representação da figura humana, vale estudar um pouco mais sobre cada um e conhecer suas características. Vamos estudar mais! 

Como dica de site de arte indico o site do meu amigo França que oferece curso de desenho online, com o qual debati sobre arte Egípcia entre outros assuntos sobre arte que me ajudaram a fazer este trabalho. Segue o link: http://francadesenho.blogspot.com/2014/03/sabio-tempo.html

Um comentário:

  1. Muito assertivas suas expressões quanto a "Lei da Frontalidade", as artes sempre tem muito a nos ensinar e cada povo em cada época tinha sua forma de ver a vida... Os egípcios tinham a sua, o modo como retratavam ficou gravado, o motivo não... Mas deduziu-se o que o Danilo postou. Agradeço a citação a meu respeito.

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...