Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

Perfil

         Nascido em Santana-BA cidade pequena do interior baiano. Desde pequeno amante da arte do desenho, desde 2001 dedicando em aprender como auto-didata esta arte do desenho realista. Antes um hobbie, hoje se tornou  profissão. Criei o blog destinado a todos que querem conhecer meu trabalho: clientes que desejam fazer uma encomenda e de retratos presentear alguém especial e iniciantes nessa arte, aproveitando as dicas de desenho postadas junto com cada nova encomenda.

Como passei a me interessar por desenho

    Desde pequeno, antes mesmo de começar estudar com 3 anos, lembro de minha mãe me dando um caderno e lápis pra tentar rabiscar e escrever alguma palavra. Encontrei esse desenho da minha mãe que tinha feito na escola aos 6 anos. Aos 10 eu tinha mania de copiar os desenhos que meu irmão fazia quando chegava na mesma série que ele tinha feito, foi assim mesmo que continuei me interessando nos desenhos.
     2001 - Nas aulas de artes sempre tirava notas boas, com 15 anos pirraçando meu irmão do meio pra ir pra escola pois estava atrasado, passava pela sala dando pisões no pé dele, até que ele se enfezou e foi me dando um chute na perna, eu afastei o corpo e o chute pegou na minha mão, deslocando meu dedão. Tive que ficar com uma tala por alguns dias não conseguia nem segurar um lápis que doía, e até hoje dói se segurar coisas muito pesadas por muito tempo.
       Tentando voltar a usar o lápis com a mão, peguei um caderno de desenho durante as férias e umas figurinhas de chiclete, então os desenhos antigos datam do ano de 2001, comecei desenhar, monstrinhos, caveiras, (nada muito expressivo), (veja).
      2002 - Comprei revistas nas bancas e copiando os desenhos tentando conseguir efeitos mais realistas, mas nunca tinha usado uma foto como referência. Até que um belo dia um amigo me deu uma foto dele pra desenhar, pedindo para o dia seguinte, já que eu parecia desenhar tão bem.
         Eu falei que não iria fazer pois não sabia, mas arrisquei e fiz a mão livre, pra um primeiro desenho ficou até legal. Mas eu não fiquei satisfeito, faltava proporção e sombras, era um desenho rápido feito em uma hora, cheia de contornos marcantes. Mas ele adorou e saiu fazendo a propaganda. Assim começou tudo e os colegas querendo desenho.
     
       2004 - Me formei, já com 18 anos, me dediquei aos desenhos, fiz um curso do fiz um curso do Instituto Universal Brasileiro, mas ainda não estava satisfeito com os ensinamentos do curso, faltava dicas de sombreamento para da um ar realista aos desenhos coisa que eu já fazia melhor que os desenhos do curso.
        Tentei me dedicar as minhas pinturas cheguei a fazer alguns quadros copiando de revistas passo a passo, comprei tintas e sempre ia fazendo entre um desenho e outro pintava alguma coisa, mas o desenho sempre me atraiu mais e foi indo larguei de vez. Mas ainda penso em voltar a pintar ao mundinho das cores .
      2005 a 2008 - Nos anos seguintes me dediquei a outros trabalhos, trabalhei com artes gráficas: em serigrafia, gráfica, escola de informática, supermercado e os desenhos iam ficando pra traz apenas como hobbie.
        Começaram a aparecer faculdades na cidade e eu fazia digitação dos trabalhos, criação de cartazes, produzir slide shows, tava pra ficar louco com tanta coisa e mal dormia. Fiquei 1 ano e 7 meses sem desenhar, até que as acadêmicas formaram e me vi sem nenhuma forma de ganhar dinheiro. Pensei vou fazer o que da vida?
       2009 - Então resolvi voltar a desenhar e pegar encomendas de retratos.
       Em pouco tempo tinha feito mais desenhos do que em todos os outros anos. Comecei divulgar no Orkut e fazendo contatos no msn. Os desenhos cada dia ficavam melhores e mais detalhados, mas eu queria mais: busquei livros, comunidades na internet, vídeos no youtube, comecei a comprar materiais próprios para desenho.
         2010 -  Me senti com a necessidade de repassar tudo que aprendi, pra quem tivesse o mesmo interesse que eu tive e não teve oportunidade de aprender em forma de um curso de desenho, em minha cidade iniciei um Curso de Desenho Realista veja alguns dos trabalhos na galeria dos alunos.  
       Nesse meio tempo também dava dicas no orkut, mas precisava uma ferramenta com possibilidade de mais acesso foi ai que surgiu a ideia do blog.
       2011 - Promovi no blog um concurso de desenho convidando meus amigos artistas para participarem, a repercussão foi tão abrangente que rendeu no blog mais de 10 mil visitas no mês que o concurso esteve no ar. Seguindo de um convite para fazer um Workshop de desenho em Goiânia no Centro Livre de Artes a convite do vencedor do concurso.
       Ainda em 2011 iniciei treinamento com a técnica do lápis de cor, pois todo artista não pode ficar limitado à utilizar apenas uma técnica ou um material.
         2012 - Casei e mudei para Brasília.
    Espero que todo meu aprendizado e esforço  em 12 anos de experiência sirva de exemplo pra você iniciante na arte de desenhar embarque agora nessa nova jornada em busca de conhecimento. O desenho hoje em minha vida forma objetivos que luto para conseguir.  O desenho é muito mais rico em seus significados do que a maioria pensa. 
     2013 - Com a chegada do meu primeiro filho, venho dedicando tempo exclusivo a ele e as encomendas de desenhos e a prática do desenho com lápis de cor, aprendendo cada dia mais a teoria das cores.
        2017 - Dei início aos estudos mais formais. Ingressei no curso de graduação de Licenciatura em Artes Visuais.
        2021 - Concluí minha graduação e agora dedico meu tempo aos estudos pra concurso e as encomendas de desenho, divulgando nas redes sociais.

Desde já agradeço pelo carinho e consideração por visitarem meu blog. Aproveite e visite a página com todos meus desenhos feitos de 2002 até hoje no Portfolio.
 Sejam todos bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...