Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

4 de mai. de 2012

A CRIAÇÃO - Arte na ponta do lápis ^^

        A arte surge de onde menos se espera. Por exemplo, da simplicidade de dois objetos tão banais — lápis e papel. Um traço leve e sinuoso sobre o universo em branco, a mão deslizando suavemente em movimentos contínuos, os olhos observando a cada detalhe da face do modelo.
       Com o lápis na mão, o artista tenta reproduzir o que vê: com alguns rabiscos, ora com traços mais fortes chegando ao negro quase absoluto, outras vezes mal tocando a superfície do papel e deixando apenas o resíduo do grafite, e até usando os próprios dedos para conferir um efeito esfumaçado ao desenho... É preciso ser calmo e paciente.
       O desenho ainda não tem sua forma definitiva, não se reconhece ainda as feições do modelo retratado. Mas, com um pouco mais de tempo e outros tantos traços, o rosto vai tomando sua forma.
      O primeiro detalhe a ser finalizado são os olhos. Ao concluí-los, nasce uma fascinação maior entre o artista e sua obra e com seus olhos atentos observa freneticamente cada detalhe do modelo a fim de concluir sua obra.
       O branco do papel é paralisante. Traçando e cobrindo o papel sem a ajuda das cores, o grafite se divide em mil nuanças e tons, para dominar centímetro por centímetro quadrado, a todo o momento representa-se graficamente o que VÊ: luz e sombra, formas, reflexos, brilhos e contrastes. Para o artista o ponto principal é o processo de aprendizado na execução de cada desenho, para o observador o resultado final é o que surpreende. Não se vê apenas a arte finalizada, o que se vê também a mente do artista.
     A arte supera os limites. A cada novo desenho os traços antes fortes e marcantes vão sendo suavizados, dando mais realismo e aparência fotográfica. Não igual à de uma câmera capaz de reproduzir imagens perfeitas, o trabalho do artista é maior e de superação da máquina, ele realça a beleza, a expressão em todos seus detalhes minúsculos. É um trabalho único que só ele faz.
      O fragmento observado do tempo fica retratado e guardado para sempre na memória ... E o que era um simples papel em branco se torna uma obra de arte.

(DANILO SÁ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...