Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

22 de mar. de 2015

Proporção Áurea - A Beleza das Faces

       A proporção áurea, número de ouro, número áureo, proporção dourada, também é chamada de divina proporção é uma constante real algébrica irracional manifesta pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte.

       É a proporção geométrica mais conhecida e usada na pintura, escultura e arquitectara clássicas, renascentistas e pós-modernistas que se baseia no seguinte princípio:
"seccionar um segmento de reta de tal forma que a parte menor esteja para a maior como este está para o todo".
       Um homem de ciência: Leonardo da Vinci,  afirmava que a arte deveria manifestar por ela própria um movimento contínuo e beleza. Para se atingir este fim, Leonardo utilizou extensivamente o rectângulo de Ouro nas suas obras.  
         A designação adaptada para este número,  φ  (Phi maiúsculo), é a inicial do nome de Fídias que foi escultor e arquitecto encarregado da construção do Pártenon, em Atenas.
  
Estes elementos são encontrados facilmente na natureza.
     O φ (Phi) é um número misterioso que tem algumas quantidades relacionadas e formas, e ele aparece nas proporções do corpo humano e outros animais, nas plantas, no DNA, no sistema solar, na arte e na arquitetura, na música, etc.
     Mas como aqui tratamos de arte especificamente retratos vamos as divinas proporções em um rosto super conhecido da Angelina Jolie.
      
       
     
    Aqui usei a máscara que do Dr. Stephen Marquardt, um ex-cirurgião plástico, que usou a secção áurea para fazer uma máscara que ele afirma que é a forma mais bonita de rosto humano pode ter, usando pentágonos como sua função, que incorpora φ (Phi) em todos os as suas dimensões. Usando também a proporção áurea tracei linhas sobre o rosto mostrando separadamente a proporção aplicada ao rosto da Angelina Jolie.
      Aqui fiz uma brincadeira recortei o rosto pela metade e dupliquei espelhado, vejam que mesmo assim Angelina Jolie é linda de todo jeito ^^ a simetria do rosto é quase perfeita, sabemos que as duas faces do rosto não são 100% iguais e as pessoas que tem a simetria e proporção das duas metades mais aproximadas são assim consideradas mais 'bonitas' mas como dizem beleza está nos olhos de quem vê ^^
       Aqui crie um esquema simples de proporção de rosto baseado no livro Desenhando com Lado Direito do Cérebro marcando algumas distancias com linhas diretrizes verticais e horizontais a partir dai você pode conseguir um esboço bem proporcional da foto que vai retratar =D

2 comentários:

  1. Ola Danilo, estou fazendo curso de makeup artist e estamos na aula dessa mascara. Voce teria ela vetorizada e que possa compartilhar comigo? Gratidao! Sarina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarina, eu tinha, mas no momento estou sem computador, só a imagem da postagem mesmo.

      Excluir

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...