Olá pessoal! Está é uma daquelas histórias que acontecem pra você pensar e resolver problemas, quando você menos espera.
A lapiseira em questão era a Grip Matic Super da Faber Castell, com a qual já fiz uma resenha aqui no blog.
E através dessa postagem, fui procurado por uma seguidora, a Talita, para ajudar a resolver um problema em uma lapiseira, que a mina escorregava quando acionava o botão.
Como tenho a lapiseira, resolvi conferir se a minha também tinha o mesmo defeito. Pois usei pouco e guardei. Eu tenho também a Grip Matic mais fina a da esquerda na foto.
Pois bem, pra minha surpresa a minha também estava com o mesmo defeito. Ao acionar o botão a mina de grafite saia por completo.
Observei que faltava, uma borracha no lugar onde o grafite passa comparando as duas e imaginei que esse fosse o defeito.
Pois como podem ver em uma lapiseira 0.3, vem uma borrachinha que ajuda a fixar a mina de grafite no lugar.
Então tive a ideia de pegar um pedaço de borracha da caneta borracha e com estilete retirar um pedaço.
E com ajuda da agulha de um compasso furar a borracha e achei que isso resolveria e a mina não escorregava mais e guardei a lapiseira.
Ainda quando estava desmontando para descobri o defeito, percebi uma pequena esfera de metal no mecanismo que segura e empurra a mina, mas não dei muita importância. Achei que nem era pra tá ali, porém joguei dentro do tubo de volta quando montei.
Mas um tempo depois, resolvi usar de fato a lapiseira em um desenho e descubro que a mina quando riscava no papel escondia e não saia, precisando acionar o botão a cada risco. Fui abrir pra ver então o que era novamente.
Está foi a foto que recebi da Talita tempos atrás e olhando atentamente percebi o outro erro.
Tinha algo faltando aí. Era a tal esfera de metal. Fui conferir a minha e só tinha de um lado, tinha sumido a outra. Por isso o a mina tava escondendo.
De onde tirar uma esfera tão pequena eu fiquei pensando e... a resposta foi de uma caneta esferográfica velha sem tinta. Com ajuda de um alicate retirei a esfera e coloquei na lapiseira que ficou perfeita.
Então fechamos com uma lapiseira de volta a funcionar e consegui ajudar a Talita em como tentar corrigir a lapiseira dela também.