Este novo desenho, fiz com carinho muito e dedico em homenagem ao meu ex-aluno, Gabriel de 17 anos, que infelizmente veio a falecer. Ele vinha fazer aula com seu primo menor e os dois se ajudavam bastante, pena não poder mais acompanhar sua evolução. Que este desenho possa fazer com que sua família diminua o sentimento de sua falta toda vez que passar pelo quadro. Que Deus os conforte.
Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10
24 de abr. de 2015
13 de abr. de 2015
Mistura de Cores
Nas primeiras experiências com as cores adquirimos tons clarinhos e poucos efeitos. Com o tempo vem a descoberta das misturas e com elas a revelação de novos tons surgindo o domínio consciente dos materiais e das tonalidades que desejamos atingir.
Nesse ponto me deparei com desenho finalizado sem fundo para testar a moldura. Então resolvi continuar e aprender a fazer mais cores e efeito de água. Deixe sempre seus materiais próximos e organizados, uma tabela de cores para se orientar e um caderninho para testar combinações de cores sempre ao lado.
10 de abr. de 2015
Lápis de Grafite Staedtler
Os famosos lápis azuis, sem dúvida os melhores lápis que já usei. Comprei junto com os lápis o apontador e borrachas, todos ótimos. Aliás tudo dessa marca é muiti bom. Os lápis 7,8 e 9B tem uma quantidade mair de cera, deixando-o opaco, sem brilho de grafite como os outros de graduação menor. Sua madeira é macia, podendo ser apontado tranquilamente com apontador comum. A mina fica mais grossa a medida que a graduação sobe, o que lhe da um lápis que rende mais compensando o desgaste de sua maciez. As tonalidades são mais intensas se comparada a outras marcas. Exemplo: o 2B Staedtler é mais escuro do que o 2B Faber. Então é melhor não misturar marcas diferente em um desenho, use sempre todos do mesmo conjunto. Comprei um 2B jumbo, mas é só pro filhote brincar mesmo.
Lápis de Grafite Faber Castell
Acredito que todos desenham com esses lápis. Como não gostar deles, crescemos com essa marca. A gama de graduações para no famoso 6B, que até quem não desenha já ouviu falar dele, até o 2H. Pra mim eles são ótimos, só a madeira que não é legal apontar com apontador, melhor um estilete, fora isso, é barato e fácil de encontrar. Uso em todos meus desenhos e não os abandono, mesmo conhecendo marcas 'melhores'. Gosto também de usar o grafite HB para lapiseira 2.0 que é um pouco mais macio do que o lápis. Tenho alguns ainda da linha antiga 1250 que foi substituida pela 9000 com acabamento mais bonito. Gosto mais deles do que os Koh-I-Noor por serem mais escuros e macios. Só fica devendo um 9B.
Lápis de Grafite Koh-I-Noor
Esses lápis são da marca Kor-I-Noor, muito famosa, então resolvi comprar pra testar. Incluindo um integral 9B muito bom por sinal para fazer fundo preto. Os lápis são durinhos e de tonalidade clara, até mesmo os mais graduados em comparação com outras marcas. A mina não muda muito de espessura de acordo almenta a graduação, o que é bom na hora de apontar, pois sua madeira é molinha. Não gostei muito de início, mas pra fazer tons claros de pele são muito bons.
Só extranhei que depois de finalizar um desenho eles ficaram manchados de grafite do estojo e foi eu limpar com um desengordurante, a tinta saiu junto. Ou o produto que usei é forte demais, ou a pintura do lápis que não é legal. Mas tá valendo!
Assinar:
Postagens (Atom)