Hoje bati o recorde de visitas no blog, desde sua criação em 2010, até hoje, foi o mês com maior número de visitas, superando todos os concursos de desenho que foram realizados. Chegamos a 12.290 visualizações esse mês e total do blog todo 373.458. Obrigado a todos que participam de alguma forma do blog. Mais novidades teremos esse ano, abraços.
Páginas
▼
31 de jan. de 2017
29 de jan. de 2017
Artes Visuais, aí vou eu!
Entrei pra faculdade! Artes Visuais, a antiga artes plásticas, reformulada com a adição das novas mídias digitais, audiovisual e muito mais.
Minha esposa sempre me incentivou a fazer uma faculdade, decidi primeiro cuidar da família antes de pensar nos estudos. Participar ativamente junto com ela na criação dos nossos pequenos João Gabriel e Maria Clara, sempre foi nossa prioridade. Agora que um deles já vai para escolinha resolvemos que era a hora certa. Artes Visuais aí vou eu!.
23 de jan. de 2017
Lápis 8B e Borracha Dust Free da Faber Castell
Em outra postagem muito visitada falei de vários tipos de borracha, veja no link: Qual a melhor borracha.
Então recentemente comprei essa novidade a Dust Free. Ela é super macia e diz assim na embalagem: macia, confortável e fácil de apagar; lados chanfrados para apagar com perfeição; fácil limpeza, concentra o resíduo. Falar mais o que então, ela é isso tudo mesmo.
Pra testar sua eficiência, rabisquei com 3B e 8B.
Veja como o 3B fica limpo e o 8B só fica uma sombrinha leve, isso porque rabisquei forte. E o resíduo como a embalagem diz, se concentra, ótimo pra limpar.
O lápis 8B é perfeito, com espessura comum, não aumenta como em outras marcas que acaba quebrando de tão macia. Não esfarela, textura suave. Sem dúvida era o que faltava pra fazer fundos e escurecer de verdade. Parabéns a Faber!
20 de jan. de 2017
Lapiseira Uffizi L025 e Cis Metal Clip
Essa lapiseira é antiga, deixada de lado na papelaria junto com outras com defeito. Veja abaixo ela desmontada: ponta retrátil, grip de alumínio, corpo plástico e borracha branca.
Não é uma Pentel, mas tem jeito de lapiseira profissional, não sei porque ninguem compra a coitada. Recentimente vi um modelo da marca Cis, deve ter sido copiada, ou compraram o modelo, veja abaixo. Até o empenado leve do corpo estava igual.
Testes com Borrachas, Qual a Melhor?
Juntei todas as borrachas que tinha aqui pra testar qual a melhor. São elas: lápis borracha faber, borracha mercur, faber, faber preta, staedtler, limpa tipos faber, ursinho, shengfem, pentel, borracha da lapiseira cis, lapiseira cis verde, caneta borracha cis, caneta borracha mercur, caneta boracha mono 0, caneta borracha pentel e borracha mercur verde.
Risquei com lápis 3B para testar cada borracha.
1- O lápis borracha é duro demais, parece ter cristais de areia ou algo do tipo, chega raspar a superficie do papel danificando-o.
2- As borrachas mercur branca feita com látex esfarelam muito e não apagam totalmente.
3, 4 e 5- A da faber branca e preta feitas com material plástico apagam bem sem esfarelar muito, assim como a pentel.
6 e 7- As borrachas das lapiseiras, mesmo em algumas marcas são maiores e semelhante a canetas borracha, não são feitas para apagar, servem mais para amortecer a mina de grafite dentro do tubo, tanto que algumas são verde e nem apagam nada como podem ver, só borra.
8- A caneta borracha da cis é plástica também, mas ainda borra um pouco.
9- A da staedtler assim como a faber e pentel plástica apagam bem.
10- A borracha limpa tipos é uma espécie de massinha moldavel que gruda no grafite absorvendo o grafite do papel para si, ficando com o tempo inutilisável com o excesso de grafite e oleosidade das mãos, mas é muito boa pois não agride o papel.
11- Essa borracha urcinho que ganhei bem antigamente em promoção da coca-cola na realidade é só um enfeite, não é borracha, como podem ver borrou tudo.
12- A shengfem ou algo assim, não dava pra ler direito, é uma borracha dessas escolares coloridas com varias borrachinhas pra desmontar e trocar como uma lapiseira, se parece com as da mercur.
13, 14 e 15- Essas canetas borrachas todas plásticas apagam bem a melhor delas é a mono 0 fina e ótima para detalhes.
16- Esta última mercur verde é semelhante ao lápis borracha, meio arenosa e estraga um pouco o papel.
Enfim, tem uma infinidade de marcas, tipos e modelos, mas para desenho as melhores são as plásticas, esfarelam menos e apagam mais sem danificar o papel. Mas cada uma tem sua aplicação e cada artista se adapta e usa a que gosta mais.
16 de jan. de 2017
Colecionando Lapiseiras
Esta é minha modesta coleção de lapiseiras. De marcas, modelos e espessuras variadas. Fiz ultimamente uma séria de resenhas sobre elas. Desde a mais baratinha de 1,50 até a mais cara de 35,00. Dentre elas, temos:
Cis tec e Tecno Tris, ambas 0.3.
Mercur, Cic Tecnotrix, Chengwen s-029a, Pentel Graphgear 600, Pentel Graphgear 500, Cis Ergo, Cis Arc, Cis Top, Uffizi L025, Poly antiga, Grip Matic Metal, Göller Poket, e Grip Matic Super, todas essas 0.5.
Göller, Grip Matic Traslucida, Cis Hide Point Grip e Poly Matic Super, essas 0.7.
Cis, Super tec, Poly e Cis TecTrix, ambas 2.0.
Quando iniciei o blog tinha esta coleção, mas descartei essas 5 por achar que não usava muito, hoje sinto falta, são essas abaixo, Cis Fog, Chengwen, Classe, CisTop e Compactor.
Faça também sua coleção, se tiver alguma lapiseira diferente dessas, me mande aí um recado ou comenta a postagem. As novas da coleção são essas duas da Faber e da Cis as postagens anteriores foram sobre elas.
Lapiseira Grip Matic Super 0.5 Faber
Uma lapiseira robusta, de avanço automático, grip de borracha, clipe e ponta com pintura metálica, corpo triangular, borracha de 5 mm gigante que projeta-se com efeito giratório. Veja abaixo ela desmontada.
E sua irmã poly matic que já postei recentimente. Vamos iniciar o ano arrebentando na escrita e no desenho.
Lapiseira Grip Matic Metal 0.5 Faber
Completando a coleção das automáticas, mais uma da faber, com ponta retrátil, grip emborrachado, clipe e ponta com pintura metalica, coro redordo, semelhante a outra de mesmo nome porém translucida que já havia postado anteriormente. A Faber vem reformulando todo seu catálogo de produtos, cada vez mais bonitos.
Lapiseira Cis TecTrix 2.0
Lapiseira 2.0 pra mim sempre foi uma dificuldade acha uma que prete, a maioria que encontrava era de plástico, a mina escorregava, esta da Cis é bem firme, tem aquela borrachinha que segura o grafite, veja abaixo ela desmontada. Ela tem marcador de graduação, apontador, grip triangular liso e estriado, clip de metal.
Comparando com outra que nemarca tem mais, é bem parecida, se brincar é Cis também e eu nem lembro mais rs. Enfim ela é ótima, tenho que comprar mais minas agora.
Lapiseira Cis Hide Point Grip 0,7
Não uso muito 0,7, mas a vontade de usar essa lapiseira falou mais auto. Ela além de muito confortável de usar para escrever, tem um recurso muito interessante de recuo de ponta, ideal para desenhistas que sempre larga a lapiseira na mesa inclinada e deixa cair.
Veja ela desmontada. Grip emborrachado, marcador de graduação e peso ideal. Bem completa eu diria, pena que não tinha 0,5.
E veja a ponta como se esconde, ela recolhe um pouco além da agulha onde a mina passa, ou seja, mais segurança pra sua lapiseira aumentar sua vida útil. Devem ter sido inspirada nas Rotring. Um clique forte a ponta projeta, um clique leve a mina sai, outro clique forte a ponta esconde.
A borracha gigante, virou moda, com efeito giratório ela aparece.
Ah, e o preço foi 8,50, acho que vale cada centavo. Parabéns pra Cis,
12 de jan. de 2017
Local de Trabalho - Iluminação de Led
Olá pessoal, a dica de hoje é usar a luz de led em suas luminárias. Além de ser super econômica, tem maior potência, o ambiente fica mais claro e não esquenta sua mesa. Ela tem um acrílico leitoso, deixando a luz mais indireta, nem precisa comprar das mais potentes, uma de 5 vats é o suficiente.
8 de jan. de 2017
Meus Filhos Abençoados
João Gabriel e Maria Clara, meus filhos. Artes realizada para o dia de batismo. São minha maior motivação para crescer na vida, como pessoa, marido, pai e profissionalmente também. Do momento que conheci minha esposa, ainda como amigos, foi a pessoa que mais me insentivou a evoluir, em técnicas, materiais, atendimento aos clientes e colegas dessa arte. Até o blog, foi ela que deu a ideia!
Esses desenhos são o resultado disso. Hoje me sinto realizado por tudo que conquistei e pelos filhos que Deus nos presenteou. Nunca parei de desenhar e nem pretendo, é meu trabalho, meu lazer, minha terapia, me acalma e me faz perceber em cada risco, que a felicidade vem dos pequenos detalhes, como os sorrissos e olharens inocentes desses meus pequenos. Ao passo que o meu amor cresce, as paredes vão recebendo quadros desses momentos de alegria nas nossas vidas. Que Deus os abençoe hoje e sempre. Nunca parem de desenhar por qualquer que seja o motivo. Organise seu tempo que tudo se encaixa, e vai ser feliz com sua família e suas artes.
Lapiseira Poly Matic Super Faber Castell
Uma lapiseira mais robusta e automática, ótima para escrever e desenhar. Seu sistema de molas na ponta permite que a mina de grafite se prolongue pra fora, toda vez que você suspender a mão do papel, sem a necessidade de apertar o botão trazeiro. Sua borracha é grande e projeta pra fora girando o botão e você pode usar qualquer refil de caneta borracha de 5mm.
Abaixo ela desmomtada.
Seu corpo triangular e frisos garante uma empunhadura perfeita.
Essa vai de presente pra minha esposa iniciar mais um ano de trabalho.
3 de jan. de 2017
Lápis de Cor - Multicolor 36 cores Caixa Roxa
Iniciando o ano com presentes novos. Vou falar agora do lápis de cor Multicolor, mas depois posto sobre os outros materiais em outras postagens.
Bom, a Multicolor para quem não saber é uma linha da Faber, mais acessível, a antiga que era de caixa amarela já estava até comparada aos da Faber, mas pelo visto eles querem evoluir mais. A nova caixa roxa tem 3 lápis neons e 2 metálicos, cores bem variadas e de ótima pigmentação, acho que faltou até um pouco de cera. Os neons como de outras marcas são mais durinhos, mas o restante é bem macio, a madeira que é mais simples e alguns lápis vem envergados, apesar disso vale a pena té-los, pelo baixo preço e vem cores que nem a Faber tem, como azul marinho, vermelho rubi, roxo uva, até mesmo as primárias vem mais forte. Alem do rosa chiclete e bordô que estão vindo nas novas caixas da Faber. Creio que eles estão querendo se comparar a outras marcas como Maped e Giotto.
Eles só pecam em não por os nomes nos lápis, só vem na caixa, alguns tons se misturam se você não tiver atenção, então é intereçante você numerar.
Vou mescar minhas pinturas com o Faber de agora em diante.
Lápis Perfeito da Faber
O lápis pefeito é uma adaptação nacional da versão Alemã, perfect pencil graf von faber, que vocês podem ver no final da postagem.
Perfeito porque combina um lápis 2B com borracha, estensor com clip de bolso e apontador, tudo pertinho para escrever e desenhar.
A parte interna do estensor tem um disco que fixa o lápis com firmeza.
A versão Alemã é de metal e com tampa na parte da borracha. É edição limitada banhado a prata. O nacional não é essas coca-cola toda, mas é bem útil.