Número de Visitas - Blog criado dia 14/11/10

Entrevista

        Eu recebo um monte de e-mails todos os dias, especialmente sobre técnicas de desenho e dicas. Responderei algumas das mais frequentes abaixo:

Quais os materiais que você usa para seus desenhos? 
Papel: Gosto de utilizar o papel canson para desenho 140g/m² e também o 200g/m² nos desenhos coloridos... tem uma ótima textura e preço acessível.
Lápis: Utilizo da linha 9000 da faber de 2H até 6B, lápis integral 9B da koh-i-noor e lápis staedtler.
Borrachas: Prefiro usar caneta borracha pentel, pois possibilita trabalhar pequenos detalhes e também a borracha limpa tipos da faber castell.
Esfuminho: Tenho de todos os tamanhos mas uso mais o nº3 e 5, mas também gosto de usar algodão pois deixa o sombreado mais suave e realista.

Você dá aulas ao vivo? 
Ministrava aulas em minha cidade Santana-BA logo depois de ter criado o blog, mas mudei para Brasília e no momento estou criando apostilas digitais para comercializar no blog e ensinar técnicas de desenho para todos em qualquer lugar online.

Você usa lentes de aumento ou de outras ferramentas para ver os detalhes? 
Sim, uso uma lupa comum, apenas quando o rosto nas fotos estão muito reduzidos para conseguir capturar os detalhes.

Posso contratá-lo como um artista de retrato? Posso enviar uma foto?
Sim, visite a página de encomendas no link abaixo do banner do blog, lá tem todas informações como: preço, prazo, forma de pagamento e envio, como também um formulário completo onde você pode enviar sua foto para pedir orçamento.

Onde fez curso de desenho? 
Desde 2001 que desenho e venho me dedicando. Só em 2004 fiz o curso do Instituto Universal Brasileiro, que serviu como uma boa base teórica para continuar, de lá pra cá venho buscando informações na internet e com os amigos. Desenvolvendo cada vez mais as técnicas do desenho Hiper-Realista.

Como você escolhe as fotos para desenhar?
As melhores fotos são aqueles que tem nitidez e contraste, onde é possível ver com clareza detalhes como cílios e vinco dos lábios. Fotos de webcan ou celular com baixa resolução, não são boas para desenho.

Você tem algum conselho para o artista apenas começando?
Pratique bastante, busque fotos de várias posições de rosto, ao luz do dia ou de estúdio. Treine não só rostos, mas também objetos, paisagens, flores, casas, enfim... Explore seu potencial, a prática constante aliada ao domínio dos materiais o fará um artista completo.

Você pode me dar dicas de como melhorar meus desenhos ou pinturas? Você vai me dar conselhos, se eu enviar-lhe exemplos do meu trabalho? 
No blog já existe pequenas dicas de materiais e vários desenhos em produção, onde você pode aproveitar e aprender bastante... Em breve irei anunciar um conjunto completo de apostilas digitais, com conteúdo rico em técnicas de desenho Hiper-Realista, elaboradas por mim, com tudo que aprendi nos meus 12 anos de experiência como autodidata. Quem comprar as apostilas terá total acompanhamento para avaliação e receber dicas dos seus trabalhos.

Você trabalha observando fotos? ou faz ao vivo?
Trabalho das duas formas, mas ao vivo se torna complicado pelo tempo que demora para se produzir um desenho realista, que chega a demorar de 10 a 40 horas.

Posso copiar suas obras? 
Alguns artistas gostam de desenhar famosos como cantores e atores, mas meus desenhos na maioria são clientes comuns como eu e você... Então copiá-los não teria sentido.

Quais são seus artistas favoritos? 
Como sou amante da arte gosto de apreciar os trabalhos de todos os artistas contemporâneos nessa área do Hiper-Realismo, assim com os iniciantes que evoluem rapidamente.

Por que é seu assunto preferido o retrato de pessoas? 
É um trabalho que chama atenção das pessoas, retratar os momentos marcantes da vida como um encontro com um amigo ou a pessoa amada. Uma lembrança que fica mais atrativa em desenho do que em fotografia.

Quanto tempo você gasta em um trabalho em média? 
Em média um desenho bem feito chega demorar de 10 a 40 horas por cerca de 4 a 5 dias. 

Desde quando você desenha?
Desde pequeno, mas artisticamente, desde de 2001.

Quantos desenhos tem na sua prancheta sem terminar?
Sempre quando estou produzindo um, já tem dois na fila.

O que sente quando está desenhando?
Uma paz imensa que nem vejo a hora passar.

Conseguiria viver sem desenhar?
Costumo dizer que mesmo quando não estou desenhando, eu estou desenhando, pois em tudo que fazemos como quando acordamos e organizamos nossa cama e vamos tomar café e seguimos nosso dia a dia, cada pessoa tem o seu jeito a sua forma de fazer e se expressar e o desenho não é diferente, cada um tem o seu estilo a sua maneira de transmitir tudo que vê em seu redor em linhas e traços que tomam forma na superfície do papel bidimencional reproduzindo as imagens tridimencionais do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário e compartilhe o link do blog para seus amigos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Rastreamento

Formulário de Rastreamento
  Rastreamento de Objetos
Objeto(s):


       Exemplos de consulta de:
  • Um objeto: SS123456789BR
  • Lista de objetos: SS123456789BR; SS912345678BR; SS891234567BR
    Informe o código de no máximo 10 objetos separando-os por ponto e vírgula

       Resposta em:    Português     English